A nossa escola aderiu ao Concurso «Geração Depositrão», sendo que a data limite para o envio do trabalho era hoje, dia 23 de março. Assim, foi enviada a memória descritiva do projeto bem como as fotos alusivas às diferentes etapas do trabalho.
Hoje, dia 22 de março, a nossa escola comemorou o Dia Mundial da Água com a presença do escritor António Castro que nos apresentou o seu livro «Água-Passaporte para a Vida».
Hoje, dia 21 de março, comemora-se o Dia Mundial da Poesia.
O Conselho Eco-Escolas presenteia a Comunidade Educativa com este lindo poema de António Gedeão.
Pedra Filosofal
Eles não sabem que o sonho É uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul.
Eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento.
Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa dos ventos, Infante, caravela quinhenhista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete, passo de dança, Colombina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão de átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão na superfície lunar.
Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que o homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança.
Inserida no
Plano de Ação do programa Eco-Escolas e em parceria como Centro de Informação do Serviço do
Parque Natural da Madeira decorreu, hoje, na nossa escola, uma palestra sobre o
LOBO-MARINHO (animal em vias de extinção).
Esta atividade
destinou-se aos alunos dos 3º e 4º anos que ficaram a conhecer melhor este
mamífero desde o seu nascimento, hábitos de alimentação, brincadeiras, habitat,
aspeto físico às suas origens na Ilha da Madeira e posterior ida para as
Desertas.
As crianças participaram
ativamente, demonstraram curiosidade e levantaram muitas questões que foram
prontamente esclarecidas pelo técnico Paulo Moniz. No final, assistiram a um
pequeno filme sobre a vida dos lobos-marinhos.
A nossa escola está inscrita no Concurso: Sim, vamos criar uma árvore!
Um dos focos de comunicação ambiental da Tetra Pak para 2012 é o de apelar à proteção das florestas e sensibilizar para a gestão responsável deste recurso. O DIA DA ÁRVORE (21 de março) surge como uma ótima oportunidade para reforçar a mensagem e dar a conhecer a certificação FSC (Forest Stewardship Council).
O desafio consiste na construção de uma árvore a partir de embalagens Tetra Pak, preferencialmente com o selo FSC bem como no registo fotográfico da evolução do projeto.
Uma fotografia tem, obrigatoriamente, de mostrar a árvore em plano inteiro; outra, um plano de pormenor; uma terceira, o símbolo de certificação FSC. Este funciona como um selo de garantia que atesta que a matéria-prima utilizada na produção da embalagem é proveniente de florestas que são mantidas e geridas de forma sustentável, garantindo-se, assim, as melhores práticas ambientais ao longo de todo o processo produtivo.
Hoje, dia 13 de março, reuniu o Conselho Eco-Escolas. A ordem de trabalhos foi a seguinte:
Ponto um: Leitura e aprovação da ata da reunião anterior;
Ponto dois: Aprovação do Regulamento Interno Eco-Escolas;
Ponto três: Plano de Ação - Avaliação das atividades realizadas, em curso e por realizar;
Ponto quatro: Agendamento da próxima reunião.
Fez-se a avaliação das atividades constantes do Plano de Ação. Concluiu-se que a esmagadora maioria foram concretizadas, tendo-se atingido grande parte dos objetivos propostos.
Toda a comunidade educativa tenciona continuar a dar o seu melhor em prol de um ambiente de qualidade.
A nossa escola está inscrita no concurso 7 Maravilhas, 7 Mandamentos para as Praias de Portugal.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e as Eco-Escolas, no âmbito do projeto 7 Maravilhas – Praias de Portugal®, realizam este ano um concurso escolar para criação de códigos de conduta para as praias do país, denominado “7 Mandamentos”, cujas inscrições terminam a 17 de março.
Com o mote “A tua praia precisa de ti”, o objetivo desta iniciativa da ABAE e das Eco-Escolas, paralela à eleição das 7 Maravilhas – Praia de Portugal® e aproveitando a temática do projeto, é estimular a participação, o envolvimento e o compromisso das crianças e jovens na adoção de comportamentos e ações conducentes a uma gestão mais sustentável das praias costeiras e interiores de Portugal.
Ontem, dia 12 de março, um grupo de alunos do 4º ano procedeu à leitura do consumo da energia e da água e fez o respetivoregisto. Os valores apurados foram os seguintes:
O coordenador do Programa Eco-Escolas: Maria José Camacho
O representante da Direção da Escola: Manuel Marques Alves
3 representantes dos Professores (1º ciclo): Maria do Rosário Silva; Maria Ângela Rodrigues; Graciela Sousa
1 representante das Educadoras (Pré-escolar): Paula Matias
2 representantes dos Alunos (3º ano): Catarina e Dalila
2 representantes dos Alunos (4º ano): Ana e Pedro
O representante dos Encarregados de Educação: Graça Andrade
O representante do Pessoal não docente: Lurdes Teles
O representante do Município: Marcelino Pereira
O representante da Junta de Freguesia: Manuel Marques Alves
2011 - Ano Internacional da Floresta
Floresta: Um tesouro a preservar!
O antigo CHAFARIZ
O antigo Chafariz (fontanário), onde as pessoas iam buscar água potável para as suas casas. Era uma tarefa complicada. Algumas pessoas iam muito longe, porque o chafariz não ficava junto das suas casas
Os jardins do nosso meio
O jardim da Senhora Cidália embeleza a paisagem! Há muitas casas na localidade com jardins floridos!