domingo, 28 de junho de 2009

Painéis Solares

Fizemos uma saída até junto de uma moradia nas redondezas da nossa escola, para vermos de perto a estrutura dos painéis solares. Observámos que tem um parte que recebe a luz do Sol, e uma parte que se chama termoacumulador, um recipiente onde está armazenada a água quente. Na verdade, o Sol é uma fonte de energia que não polui o ambiente. Todos aqueles que puderem adquirir um painel solar devem fazê-lo, porque para além de não poluir o ambiente, não gasta luz, nem gás.

Cartaz Dia Eco-escolas

No dia Eco-escolas elaborámos um painel com os vários temas em estudo:RESÍDUOS SÓLIDOS,ÁGUA,ENERGIA, BIODIVERSIDADE, ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. Recolhemos imagens einformação da net, de livros, de revistas, ...

Alguns conselhos para todos os que vierem ao nosso blogue


Temos de pensar bem,se queremos o melhor para o ambiente em que vivemos. Ora vejam!

1- usar lâmpadas fluorescentes (poupa muito CO2!)
2- conduzir menos, optar por transportes públicos e bicicleta
3- reduzir (evitar compras desnecessárias), depois tentar reutilizar e reciclar papel, vidro, pilhas, plásticos, embalagens e fazer compostagem de lixo orgânico
4- evitar usar água quente a lavar os dentes, louça e roupa
5- evitar aquecimento da casa ou ar condicionado (poupa-se energia, despesas e estimulámos o sistema imunitário!)
6- evitar produtos com embalagem (evitar principalmente as de plástico)
7- plantar uma árvore (ou ajudar em projectos de reflorestação)
8- optar por produtos de agricultura biológica ou naturais (estimula esses mercados)
9- evitar contribuir para o mercado de exploração animal, se acharem fisiologicamente desejável tentar comer preferencialmente vegetariano
10- para quem conduz, usar sempre pneus cheios (reduz no consumo de combustível)
11- evitar usar máquinas de lavar roupa e louça (e principalmente as de secar), mas se usarem usar sempre cheias e tentarem usar produtos pouco poluentes dentro
12- usar produtos biodegradáveis ou não poluentes para lavar a louça, roupa ou limpezas (é possível a limpeza de quase tudo com vinagre e água tépida ou com sabão natural)
13- usar papel reciclado (evita o abate de novas árvores)
14- usar preferencialmente produtos de madeira a produtos de plástico (evita a poluição e até estimula a plantação de novas árvores)
15- banhos curtos e pouca água no chuveiro
16- preferir produtos do meio onde vive
17- reduzir a quantidade de lixo
18- retirar electrodomésticos não usados das tomadas (poupa considerável energia)
19- secar roupa ao ar livre ou nas cadeiras (poupa muita energia!)
20- sobretudo evitar sempre trazer sacos plásticos das compras (criem o hábito de levar um saco de roupa, se não tiverem arranjem um muito bonito e usem sempre)
21-evitar comprar roupa. Vá a uma loja de segunda mão ou pense se vale a pena comprar mais roupa e não usar a que tem.
Trabalho colectivo 4º A

O QUE PODES FAZER?



Sim! Se está preocupado com os problemas do meio ambiente e se quer realmente mudar alguns hábitos prejudiciais ao meio ambiente onde vive, comece por mudar o seu esilo de vida. Repare que não é assim tão difícil. Basta querer!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A ÁRVORE ENCANTADA

A árvore encantada é uma árvore feita com materiais recuperáveis, elaborada nas Aulas de Expressão Plástica. Encantada, por duas razões. Pela beleza que apresenta e ao bem que fez ao Meio Ambiente, ao não ter sido feita com novos materiais, mas sim materiais que à partida estavam condenados ao lixo.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A nossa visita ao Madeira Magic

Nós fizemos uma visita de estudo ao Madeira Magic. Fomos no autocarro da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
Quando lá chegámos, saímos e ficámos à espera da guia.
Quando a guia chegou disse que se chamava Mafalda e começámos a fazer a visita.
Vimos o corpo humano em cima de uma caixa, cada menino tirou duas peças e depois voltámos a construí-lo.
De seguida, vimos a força do ar perante uma bola. Estava uma pirâmide e dentro dela tinha uma ventoinha. A guia Mafalda colocou uma bola ao pé dos buraquinhos da pirâmide e a força do ar da ventoinha segurava a bola no ar.
Depois vimos o planeta Júpiter preso a uma roda, a guia rodou a roda e apareceu dentro do planeta umas coisinhas pequenas.
Os meninos puseram-se na barra vermelha e fingiam que estavam a voar e víamos a imagem nos espelhos que estavam ao lado.
Tinha um rádio e uma coluna, e ao lado duas taças. A guia ligou um botão, pôs a taça em cima de uma rodinha branca e ouvimos um som fraquinho Também pôs a taça grande e foi a mesma coisa.
Nós tapámos os ouvidos e pusemos a testa em cima da roda branca e ouvimos música.
Tinha também um espelho com um buraco onde metemos a mão e tentamos agarrar a mão que se via no espelho.
Tinha uma placa vermelha com espelhos pequeninos, espreitámos para esses espelhos e víamos muitos espelhos pequeninos.
Andamos numa rede azul, descemos uma rampa e chegámos a terra.
Depois fomos ver jardins com flores bonitas e tinha uma que a raiz dela era parecida com uma carapaça de uma tartaruga.
Fomos lanchar ao refeitório e continuámos a visita.
Entrámos num quarto escuro e o tecto parecia o céu. Observámos: constelações, estrelas, a estrela polar, a ursa menor e a Cassiopeia.
Depois colocámos uns óculos e vimos um filme do Funchalinho que era um lobo-marinho.
Como nos portámos bem, a guia disse para nós brincarmos no insuflável.
Eu gostei muito desta visita!
Despedimo-nos da guia e regressámos à nossa escola.
Beatriz 4º A

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Visita de Estudo ao Parque

No dia do passeio final de ano após a ida ao teatro ver a peça "O POMAR DA DONA ABUNDÂNCIA" nós fomos visitar o parque de Santa Catarina, um local onde é possível observar plantas diversas e alguns animais. Foi muito enriquecedor para nós. Há sempre alguma coisa diferente para observar!