segunda-feira, 22 de março de 2010

ECO-CÓDIGO 2010


O Nosso Eco-Código 2009-2010

TODOS NA DEFESA DO PLANETA

O Eco-Código teve como lema “TODOS NA DEFESA DO PLANETA”, fazendo alusão ao que cada um pode fazer em prol do Ambiente. O gosto por fazer parte dos amigos do Ambiente foi, efectivamente, a vontade de todas as crianças envolvidas.
Numa das reuniões com os alunos de terceiro e quarto ano ficou decidido colocar ao centro o globo e em redor ficariam imagens e frases alusivas ao que cada um vai ou pode fazer na defesa do Ambiente, envolvendo as diferentes temáticas. E qual foi o significado deste procedimento?
- o globo, ao centro, simboliza o objectivo central – a defesa do Planeta Terra;
- as frases apelativas ao que se irá fazer aparecem junto a desenhos alusivos a cada temática.
O Eco-Código foi afixado em todas as salas, assim como, no placard Eco-Escola.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


O Dia Mundial da Água foi comemorado a 22 de Março de 2010.
A água é um bem precioso que não deve ser desperdiçado. Cada vez mais, há menos água potável. Por isso devemos poupá-la ao máximo para que todos possam gozar deste líquido que dá vida ao planeta em que vivemos.
ÁGUA LIMPA PARA UM MUNDO SAUDÁVEL!


DIA DA ÁRVORE

Visita de estudo à Serra de Água

No dia 22 de Março de 2010, os alunos do 3º ano de escolaridade, a convite da Câmara Municipal de Ribeira Brava, foram à Serra de Água, para participarem nas actividades das comemorações do Dia Mundial da Floresta. Quando lá chegámos, fomos lanchar e depois plantámos árvores. Eram pequeninas mas muito bonitas. Agora é só esperar que cresçam e ninguém as maltratem.
O senhor presidente da Câmara municipal de Ribeira Brava disse que a Serra de Água foi muito afectada pelo temporal do dia 20 de Fevereiro e que seria necessário plantar muitas árvores para que aquela freguesia fique ainda mais bonita.
Na verdade, pudemos ver com os nossos próprios olhos a força das águas das chuvas, a destruição que fizeram na natureza daquela freguesia que era muito verdejante.
A Serra de Água tem muitas cascatas de água que caem das montanhas em direcção à ribeira. Tornam a paisagem mais linda.
Na Escola da Serra de Água fizemos muitos jogos divertidos: andas, puxar acorda, salto à corda, corrida de sacos e de pneus.
Para terminar as actividades houve um momento de dança. Dançámos imenso.
Foi um dia interessante!
O mais importante deste dia foi o presente maravilhoso que demos à Natureza. As árvores que plantámos!
As árvores são indispensáveis para a vida no nosso planeta. Temos de protegê-las!
Pedimos aos adultos que não cortem árvores sem ser preciso. Elas dão-nos o OXIGÉNIO!
Turma do 3º ano (Laura Lima, Sara, Rodrigo, Oriana, Juliana, Linda Sofia, Tatiana, Luís Miguel, Fátima,)

DIA DO PAI

DIA DO PAI
19 DE MARÇO de 2010
Este ano festejámos o Dia do Pai convidando-os a participar numa actividade realizada por eles "UM BRINQUEDO RECICLADO".
Parabéns a todos os pais da Escola da Corujeira. Foi de facto muito gratificante ver-se a participação de um grande número de pais, que responderam à iniciativa “Um brinquedo Reciclado”. Num universo de 130 alunos, chegaram à escola 100 trabalhos que rechearam a nossa exposição no salão da escola. Mais uma vez esta iniciativa veio incutir nas famílias valores ambientais. REUTILIZAR foi a palavra de ordem nesta actividade. A todos os pais muito obrigado. A alegria dos vossos filhos em trazer um trabalho elaborado pelo seu pai foi deveras emocionante para nós, docentes e não docentes.
Bem hajam!
O Conselho Eco-Escola da Corujeira



quinta-feira, 11 de março de 2010

Política dos 3 R'S


REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR

É importante reduzir a quantidade de lixo, gastando menos.

Devemos reutilizar alguns dos materiais antes de os deitar fora.

Quando não é possível reutilizar devemos separar o lixo e colocá-lo nos devidos Ecopontos para que seja reciclado.

Só assim teremos a certeza que estamos a preservar o AMBIENTE onde vivemos.

Esta mensagem deve ser seguida por todos: alunos, pais, professores, auxiliares, ou seja, comunidade em geral.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Jogo do Galo

Mais um jogo feito com materiais reutilizáveis. É o jogo do Galo.

quarta-feira, 3 de março de 2010

A LIBERDADE DOS PÁSSAROS


É verdade! Os pássaros gostam da liberdade.
É melhor respirar o ar puro do céu do que estar numa jaula sem liberdade.
Há pessoas que gostam de prender os pássaros e outros gostam de vendê-los para seu benefício.
Os pássaros com liberdade põem o céu cheio de música que purifica os nossos corações, e alegra os sorrisos das pessoas.
Os pássaros põem o céu colorido, juntamente com as outras espécies de animais voadores. A liberdade dos pássaros é precisa para um mundo bonito e para um melhor Ambiente Primaveril.
Os pássaros merecem a sua própria liberdade, um mundo com pássaros livres, é um mundo feliz!


Eduardo 4ºB


É verdade! Esses pequenos animais gostam da liberdade. Muitas pessoas prendem-nos e outras gostam de caçá-los para comerem às refeições.
De muitos caçadores caçarem aves, elas podem ficar extintas do nosso planeta. O Dodo da Mauritânia ficou extinto por causa dos caçadores. Aqueles atrevidos deviam pagar por isso.
O meu pai tem duas gaiolas de periquitos e alimenta-os bem. Por isso, é que o meu pai não é mau para os periquitos. E até deixou-me ter um periquito que se chama Amarelinho e, também, deu um à minha irmã mas eu não sei o nome.
Alguns já fugiram e tiveram melhor vida do que aqueles que estão dentro da gaiola.

João Filipe 4ºB

terça-feira, 2 de março de 2010

UM BRINQUEDO RECICLADO

Convidam-se os pais dos alunos da Escola da Corujeira a construirem um brinquedo, jogo, ou outra criação a partir de materiais recicláveis até o dia 18 de Março. Reciclar e Reutilizar são atitudes que defendem o ambiente. Os materiais em vez de irem parar para já ao lixo, ganham outra função e despertam-nos para os valores ambientais. Estamos certos que a criatividade de cada um brilhará e aparecerão trabalhos interessantes. Por outro lado, é uma forma de incutirmos nas nossas crianças valores ambientais e de mostrar-lhes que os mais velhos também se preocupam com o Planeta no qual habitamos e que todos juntos vamos melhorá-lo.
No dia 19 de Março, Dia do Pai, pelas 18h30m os pais virão à escola para um convívio entre pais e filhos, havendo lugar para uma exposição dos trabalhos realizados.
Mãos à obra! Deixem a imaginação entrar em acção!
Agradecemos desde já toda a vossa colaboração.
O Conselho Eco-Escola da Corujeira

O CONSUMO DESMEDIDO

Numa altura em que se fala, ou melhor, se falou muito da importância dos 3 R's
(Reutilizar, Reciclar e Reduzir), iniciativa promovida, divulgada e em execução pela Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais, venho agora passados alguns anos, referir a importância que cada vez mais tem a redução do consumo (assim como, também claro, a reutilização dos materiais!). Um pouco ao contrário do que acontece hoje em dia com a reciclagem! Digo isto porque defendendo estes três conceitos, que para alguns são modernos e ficam bem, verifica-se ao mesmo tempo um fenómeno associado e curioso nas empresas de produção, que é o paradigma de um maior consumo na produção precisamente de produtos recicláveis. Estejamos atentos, é ou não verdade, que se vende melhor um produto que eventualmente tem o mesmo preço mas é reciclado! A indústria aproveita-se de tudo!
E em tudo tira-se benefícios e desvantagens!... A meu ver, a desvantagem mais evidente foi a defesa de três princípios que na sua base estão correctos, havendo, no entanto um princípio (que a é a Redução) que é muitas vezes desequilibrado por um outro defendido (que é a Reciclagem). Ou seja, consome-se mais hoje em dia por se ter criado uma espécie de “Reciclo mania”. É um contra-senso! Penso, ou melhor tenho a certeza, que a forma onde podemos ajudar melhor o Ambiente no que concerne ao tratamento de resíduos sólidos, águas lixiviantes… e outros, é na redução ao produzir. Evita-se por conseguinte, reciclar e reutilizar maior quantidade de materiais.
Primeiro, convido o leitor a fazer uma visita à Estacão de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra. Garanto que ninguém sairá indiferente!
Segundo, finalizo com esta frase para reflectir: a Noruega há treze anos seleccionava já sete ou oito tipos de lixo diferentes!
É com pequenas sensibilidades que nos tornamos mais sensíveis!

O Encarregado de Educação

João Rodrigues